Correio Popular Notícia


BENEFICENTE
Ji-Paraná sedia 9º Festival de Flores de Holambra

Data da notícia: 2017-02-17 19:40:57
Foto: Correio Popular/Divulgação
A feira acontecerá na quadra de esportes da praça Bruno Calixto no bairro Jardim dos Migrantes

A beleza, as cores e o perfume das flores estão ao alcance de todos os ji-paranaenses no Festival Flores de Holambra, que começa no dia 24 de fevereiro na quadra de esportes da Praça Jardim dos Migrantes.

O evento vai até o dia 5 de março e é a 9ª edição realizada na cidade. A feira reúne cerca de 200 espécies de plantas e flores, trazidas da cidade de Holambra, estado de São Paulo, cidade de colonização holandesa que também é conhecida como ?Cidade das Flores?.

O festival acontece por meio da parceria com Holambra e o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal de Ji-Paraná, Núcleo Estrela Guia. Quem for ao festival poderá conferir a variedade de espécies em exposição como: violetas, rosas, bromélias, samambaias, cactos, lírios, tulipas e jasmins. Algumas plantas exóticas, carnívoras, bonsais, orquídeas begônias e lisianthus, também estarão no evento. Além das plantas medicinais, aromáticas e temperos.

Segundo o diretor do Departamento Beneficente do Centro Espírita União do Vegetal, Brás Fernandes da Silva, a população ji-paranaense tem comparecido em todos os festivais e aproveitado a ocasião para renovar o visual de seus jardins.

Arquitetos e paisagistas também terão uma ótima oportunidade para viabilizar seus projetos, graças aos variados tipos de folhagens e plantas adequadas à decoração de ambiente e exteriores. Por essas e outras, o festival de flores está incorporado ao calendário cultural do município.

A estimativa é de que o evento receba cerca de 30 mil pessoas durante os nove dias de exposição e que sejam vendidas mais de 30 mil mudas. O festival funcionará das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita e plantas e flores serão vendidas a preços populares. Parte da arrecadação será destinada para o Cebudv (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em Ji-Paraná).

Braz Fernandes explicou ainda que a cooperativa de produtores de flores de Holambra disponibiliza as flores e plantas ornamentais e o Centro Espírita monta a estrutura, recebendo 20% da arrecadação com as vendas. ?Além de custear a realização do festival, esses 20% que recebemos são aplicados em projetos realizados por nossa instituição?, comentou.

Para a exposição, serão montados estandes nos quais os visitantes podem conhecer as formas de cultivo e os cuidados para manter as espécies, além de ser um evento cultural e familiar que ao mesmo tempo reúne beleza e a boa energia das flores.

Na opinião da assistente social, Francisca de Araújo, o Festival de Flores de Holambra é importante, pois contribui para que as pessoas possam conhecer um pouco mais da diversidade das plantas. "É sempre agradável estar aqui porque nós aprendemos e conhecemos um pouco mais, além de ser uma terapia", afirmou.

O diretor lembrou que o festival tem como proposta ampliar a capacidade do ser humano de perceber o belo que o cerca, resgatando, despertando e desenvolvendo em cada pessoa sentimentos positivos, que possam acrescentar em nosso dia a dia a beleza, o respeito à natureza, a alegria e estimulando ações socialmente responsáveis.

Calendário Cultural
O Festival de Flores de Holambra já está incorporado ao calendário cultural do município. "Estamos apoiando esse evento com o objetivo de proporcionar aos moradores de Ji-Paraná o contato com uma grande variedade de flores e plantas ornamentais a preços bem acessíveis", ressaltou o diretor.

Neste ano, a União do Vegetal espera a presença de um público consumidor maior e, com o evento consolidado, manter a data no calendário ji-paranaense. ?Com esse evento, estamos oferecendo mais uma oportunidade de congraçamento entre as pessoas, além do deleite da apreciação de belas flores, folhagens e mudas de árvores nativas e exóticas?, destacou.

O Festival de Flores teve início em janeiro de 2009, com a duração de sete dias. Surgiu por uma necessidade de angariar recursos para obras assistenciais do Cebudv. No primeiro ano de realização, lembrou Brás Filho, foi obtido um resultado positivo, com a parceria de empresas locais que auxiliaram na cobertura dos custos.

Fonte: Josias Brito






Noticia vista 1171 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.